Confira:

Na última terça-feira, 28 de outubro, a Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul realizou mais uma sessão ordinária, marcada pela aprovação de importantes matérias e pela participação da comunidade.

No início da sessão, o realizador da 1ª AQUIBOM – Feira Estadual da Aquicultura, Mauro Luciano Hauschild, utilizou o espaço da Tribuna Livre para convidar a população a prestigiar o evento, que acontecerá de 07 a 09 de novembro, no Reconto Novo Paraíso, em Bom Retiro do Sul.

Também foram aprovadas indicações voltadas a melhorias e políticas públicas locais. O vereador Éder E. Müller Cíceri solicitou a cobertura da quadra esportiva da E.M.E.F. Isabel Luíza Bittencourt, atendendo a uma demanda da comunidade escolar e proporcionando melhores condições para a prática esportiva durante todo o ano.

Já o vereador Juliano Beppler da Silva apresentou indicação para que o Executivo Municipal regulamente a Lei nº 5.136/2022, que institui o programa “IPTU Sustentável”, permitindo a concessão de descontos no imposto a imóveis que adotem práticas ambientais como o uso de energia solar, reaproveitamento de água e separação de resíduos.

Os vereadores também aprovaram três Projetos de Lei de denominação de vias públicas, de iniciativa do vereador Fabio Porto, que passam a homenagear cidadãos que contribuíram com o desenvolvimento do município:

  • Rua José Olavo Schmidt, no bairro Getúlio Vargas;
  • Rua Margane Bohrer Klunk, no bairro Laranjeiras;
  • Rua Antônio Valmir de Couto, também no bairro Getúlio Vargas.

Durante a ordem do dia, os vereadores rejeitaram o veto total encaminhado pelo Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 023/2025, de autoria do Legislativo.

Outro destaque foi a aprovação da Moção de Repúdio nº 004/2025, de autoria do vereador Juliano Beppler da Silva, com apoio dos vereadores Fábio Porto Martins e Diogo Antoniolli, manifestando posição contrária ao Decreto Federal nº 12.686/2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. A moção defende a continuidade e o fortalecimento das escolas especiais, como as APAEs, fundamentais no atendimento a pessoas com deficiência.

Data de publicação: 28/10/2025